sábado, 2 de janeiro de 2010

Um pequeno grupo de estudantes com um imenso potencial.

Em conversa com alguns estudantes universitários (que assim como nós não se dislumbram com as festividades do final/início do ano) foi inevitável o assunto sobre o reduzido número de votos computados que possibilitou a posse do presidente da República Federativa do Brasil.

Dialogamos a respeito da imobilidade da população, que mesmo participando ativamente com a anulação dos votos, não se manifestou com a posse do novo representante do país.

Uma frase convicta e complexa foi dita por um deles: "Algo maior está chegando, que ultrapassa as fronteiras do Brasil".

Tentamos uma maior explicação sobre tal afirmação, mas não obtemos nenhuma resposta concreta, apenas algumas justificativas, talvez  pessoais, sobre a anulação de seus votos:  "Todos viram que um operário foi pro poder, e se transformou em opressor como todos aqueles que o cercavam. No meio em que ele estava, sabia desde sempre que jamais seria possível colocar os ideais de um trabalhador em prática"

Um outro jovem vai mais além, com os olhos brilhantes e o semblante sereno nos disse: "Meu sonho não cabe em uma urna, e ainda ouço por aí que sou espelho do meu governo, como se fosse minha culpa a miséria e a desgraça silenciosa de milhares de brasileiros ao longo desse imenso território."

Entre frases anarquistas, e reflexões de uma democracia, nossa conversa se estendeu madrugada adentro, misturando goles de cerveja, e doses de pinga. Ao final, nos despedíamos com um café forte e amargo.

Não conseguimos a resposta sobre o que seria esse "algo maior" que estava chegando, mas como sabemos que a verdade do povo não está somente nas mãos (e reuniões) dos estudantes, a curiosidade não se estendeu a ponto de tirar o sono.

Continuamos circulando por aí, tentando buscar não somente nas organizações, mas em cada indivíduo que ainda não tem a resposta para a anulação de seu voto, uma perspectiva do que pode (e deve) ser feito pelo presidente que foi nomeado por uma pequena e mínima parcela de eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aproprie-se desse espaço para multiplicar sua opinião a respeito de...