segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Eduardo Galeano - quatro frases que fazem o nariz do Pinóquio crescer

Entre comentários das postagens dos blogs, e reflexões sobre a Cúpula de Copenhagen 2009 (salvo por discursos muito lúcidos de dois representantes nacionais de países bolivarianos), relembramos os comentários do escritor e jornalista Eduardo Galeano, que foi publicado pela revista Fórum em dezembro de 2009.

A lucidez de tantos outros irmãos latinos americanos nos fazem crer, cada vez mais, que a anulação dos votos brasileiros realmente mostra "algo maior", algo que está inserido (ou quem sabe inserindo-se) na consciência de nossa população, mas que por complexas questões de ordem ideológica (que mostram-se refletidas culturalmente) ainda não se manifestaram de forma convicta e transparente,  a ponto de impedir a posse do presidente que o povo não elegeu.

O que lhes faltam para movimentar os músculos da boca e eclodir com toda força e harmonia o som de libertação, que já se formou no imaginário e se refletiu nas urnas, mas que teima em continuar no mundo das idéias e no silêncio pertubardor de cada indivíduo?

Duas palavras talvez seja o ponto chave: mobilização e organização. No demais, duvido que o povo brasileiro já não o tenha descoberto.

Mas enfim, essa postagem é para compartilhar com vocês a reflexão de Eduardo Galeano (disponível na íntegra aqui ), e comprovar, a cada dia, que não estamos sozinhos em nossas certezas de um modelo de Governo falido, injusto, impostor e desumano.

Segue abaixo um pequeno trecho:

"(...)A recuperação do planeta ou daquilo que nos sobra dele implica na denúncia da impunidade do dinheiro e da liberdade humana. A ecologia neutra, que mais se parece com a jardinagem, torna-se cúmplice da injustiça de um mundo, onde a comida sadia, a água limpa, o ar puro e o silêncio não são direitos de todos, mas sim privilégios dos poucos que podem pagar por eles. (...)"

4 comentários:

  1. Um blog sem dúvidas muito bacana e que deveria ter uma grande repercursão.
    Dias atrás estávamos em um grupo de estudos sobre Karl Marx e após muitas idéias surgirem nos fizemos a mesma pergunta: "Se a insatisfação é algo tão "popular" o que nos impede de então mudar?" Alienação? Comodismo? Medo? E um dos pontos tocados foi algo que Freire (que temos como refência brasileira) também disse em várias de suas obras: O oprimido tem que ter consciência de sua história e se descobrir como fazendo parte dela, passando de várias fases de consciência até atingir a consciência que chamamos de crítica atuante, onde o cidadão como ser político, entende o mundo e se entende dentro dele. Mas para chegarmos a este ponto é necessário um processo de evolução.
    O que colocamos como pauta é o uso da linguagem, muitos não entendem o que é "ideologia", "alienação" e isso dificulta muito no processo.
    Deixo aqui então como sugestão, vamos levar sim esta idéia para frente, mas acredito que utilizando uma linguagem de entendimento da população, ou até mesmo explicando os termos utilizados, teríamos um resultado mais satisfatório.
    Parabenizo mais uma vez o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, olá !

      Você vai concordar que uma pessoa Semi-Analfabeta ( modernamente: Analfabeta Funcional) que não consegue interpretar o que acabou de ler, muito mais aquela Totalmente Analfabeta, dependendo de como ela seja abordada, se torna bem suscetível ao que escutar, persistentemente !
      Assim, como se fosse uma lavagem-mental, a maior parcela ( 60% ou mais ) do Povo Brasileiro, assimila o que escuta da mídia e vai formando a "Consciência" que interessa lhe ser promovida, entende ?

      Como exemplo real, basta que alguém pragmático fique repetindo à determinada pessoa, que ela está acometida de algum mal, que ela acaba tendo reações imaginárias daquele mal, podendo, inclusive, ficar de fato doente !
      Ao alcançar seu intento, o Pragmático oferecendo um placebo, informa à pessoa, então doente, que ela tomando aquele "remédio", ela vai ficar curada. E de fato, fica !

      Karina, quem é pragmático e possui poder econômico, consegue maior abrangência em sua ação, mesmo que tenha cunho comercial !

      Finalmente, Karina, esta é a causa que mantém o Sistema de Ensino Fundamental Público com qualidade insuficiente para formar gerações brasileiras com real e livre consciência para que venha exigir, por si mesmas, o que deva acontecer na nossa Pátria.

      Por mim, eu participo da CNBVN objetivando publicar uma Reivindicação ao TSE, contendo as diretrizes para que Ele Reestruture o seu Sistema Eleitoral Político - SEP e sou Voto Sempre Nulo até que a Reestruturação do SEP me satisfaça plenamente.

      Abraços á todos !
      CNBVN

      Excluir
  2. concordo com o comentário da Colega internauta. Votar Nulo é um dos passos das ações diretas e talvez a menos direta, a vida é feita de ações diretas (interação com o meio provocando transformações e reações) A tal mudança que "aguardamos" não é divina, logo, não é para ser aguardade, mas sim provocada, proporcionada... Mudanças ao longo dos dias em conjunto, ou não. As ações em conjunto organizadas tomam proporções, visibilidade e resultados conforme o tamanho da organização.
    Agora vem a dificuldade, como fazer isso (nos organizarmos)?

    ResponderExcluir
  3. O fato é :

    Ou Você Luta por si mesmo, individualmente, executando, radicalmente, o Voto Sempre Nulo, rejeitando qualquer das Candidaturas Eletivas ao Cargo Político, seja qual for o cargo em Pleito ( desde Vereador até Presidente ) ou complementa sua Luta formando um Grupo de pessoas com o mesmo objetivo seu.

    Isto, com recursos financeiros chega a ser fácil ! Porém, se entrar recursos financeiros, sempre ocorrerão as dúvidas sobre o seu real interesse, é complicado...

    Se Você vai às ruas protestar, é complicado também pois, sempre aparecerão os infiltrantes estranhos a causa comum, ou tumultuar por vontade própria ou por orientação da oposição ao movimento , o final quase sempre é problemático.

    Diante disto, eu me mantenho ativista, lutando para a formação operacional da CNBVN e, no Movimento PCC, participando dos Eventos de Paralisação Contra Corrupção.

    Assim, aos poucos, porém com os pés no chão, vou seguindo na luta, pois o importante é se fazer algo, concorda ?

    Abraços à todos !
    CNBVN.

    ResponderExcluir

aproprie-se desse espaço para multiplicar sua opinião a respeito de...